Coleções e Museus Universitários: estratégias para desenvolvimento de ações colaborativas em rede

Data: 10/09 (2018)

Local: Casa da Ciência – Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3938-5444
http://www.casadaciencia.ufrj.br

Detalhes da atividade:

Neste encontro pretende-se discutir e trocar experiências sobre os desafios e principais questões pertinentes aos museus e coleções no âmbito universitário. Com a perspectiva de iniciar um debate capaz de propor ações em prol de políticas dedicadas a este segmento, a atividade contará com duas apresentações seguidas por rodas de conversa temáticas nas quais se espera a contribuição de todos. A palestra da manhã apresenta a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários e a relevância do estabelecimento de conexões e interações entre os mais diferentes museus universitários. Acompanhando essa discussão, segue-se a roda de conversa sobre desafios de gestão. À tarde a apresentação sobre a construção do Sistema Integrado de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ serve como base para discussão das relações museu-universidade, que abre caminho para a roda de conversa sobre políticas governamentais, acompanhada pela discussão sobre os desafios para implantação de redes de acervos universitários.

MANHÃ

10:00 às 10:40 – Proposta de implantação da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários. Mauricio Candido da Silva – USP

10:50 às 12:00 – Roda de conversa: Museus e coleções no âmbito universitário, desafios de gestão. Martha Marandino – USP

TARDE

14:00 às 14:40 – Estratégias e desafios para o Sistema Integrado de Museus Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP). Com Claudia Rodrigues-Carvalho – UFRJ.

14:50 às 16:00 – Roda de Conversa: Acervos em rede nos museus universitários. Com a equipe de Pesquisa do Laboratório de Políticas Públicas Participativas. Media-Lab, Universidade Federal de Goiás.

16:00 às 16:20 – Palavras finais. Com Mauricio Candido da Silva